Desde muito cedo, as mulheres podem e devem adquirir hábitos saudáveis de vida, além de estabelecer uma rotina nas consultas médicas no que diz respeito à Ginecologia e outras áreas da Medicina.

continua após a publicidade

Por isso, existe uma rotina de exames que deve ser realizada no check-up por toda e qualquer mulher. Pedindo exames, podemos não somente diagnosticar o que está estabelecido, mas o que é mais importante, prevenir doenças.

Periodicamente, devem ser realizados, além do papanicolau, exames de sangue, que incluem hemograma completo, níveis de colesterol e suas frações, triglicerídeos, glicemia e doenças sexualmente transmissíveis. Além destes, exames da função renal e hepática podem (e até devem) ser incluídos.

Os exames de imagem incluem ecografia que podem ser de abdômen total e/ou pélvica, de mama, e a mamografia que iniciará conforme risco familiar e faixa etária (lembrem do que o TDelas mostrou na semana passada, a respeito da polêmica em torno da mamografia atualmente).

continua após a publicidade

A periodicidade de idas ao ginecologista será de uma vez ao ano.

Outras medidas também são importantes para manter a saúde em dia, como controlar o peso, em especial, porque a obesidade aumenta o risco de problemas cardiovasculares e o tecido gorduroso periférico e fonte de hormônios, o que representa risco de desequilíbrio.

continua após a publicidade

Praticar exercícios, não fumar e manter os olhos nas vacinas é fundamental. Algumas previnem contra o câncer, como a vacina do HPV (que logo também será tema aqui do TDelas) e da hepatite B, que é transmitida sexualmente (conforme vocês devem ter lido aqui em cima, na matéria de hoje).

Não esqueça também de dar uma boa olhada na sua pele, que, às vezes, pode parecer manchada ou mais ressecada, manifestando doenças sistêmicas como tumores produtores de hormônio.

Lembre-se ainda: prevenir sempre é melhor que remediar. Por isso, use sempre o preservativo e procure observar seu corpo. Em dúvida, procure um médico imediatamente.