O que se suspeitava agora está comprovado. Mulheres que vivem relacionamentos desgastantes, confusos ou conflituosos são mais propensas a ter problemas de saúde.

continua após a publicidade

De acordo com estudo da Americam Psychosomatic Society, em Chicago, mulheres, principalmente de meia-idade, não os homens, parecem ter problemas de saúde associados com conflitos conjugais, tais como hipertensão, excesso de gordura abdominal além de aumento dos riscos para ataque cardíaco e diabete.

Está na hora de admitir que um relacionamento complicado provoca problemas de saúde. Neste estudo foram acompanhados 276 casais, com idade variando entre 32 e 76 anos.

Os pesquisadores descobriram que as relações ruins tornam as mulheres as mais propensas a ter síndrome metabólica, o que inclui um conjunto de fatores de risco, que são hipertensão, triglicerídeos elevados, baixos níveis de HDL, obesidade e diabete.

continua após a publicidade

Mas não são somente elas as insatisfeitas no casamento. Neste grupo, 22 por cento dos homens estavam também insatisfeitos no seu relacionamento, contra 27 por cento de mulheres. Elas parecem, mais que os homens, atribuir mais importância para as emoções dentro de relacionamentos.

Mas o estudo não esclarece se divórcio seria necessariamente a melhor maneira de melhorar a saúde de uma mulher.

continua após a publicidade

Por isto vamos mesmo pensando que outros fatores, como os hábitos de vida saudáveis, bom padrão alimentar, atividade física etc, também concorrem para a boa saúde.

Não vamos separar a cabeça do corpo. Tudo integradinho funciona melhor.