Previna o câncer de mama correndo

Não há dúvida: praticar atividade física representa reduzir alguns riscos que andam rondando a saúde de homens e mulheres. Mas, para as mulheres, manter a atividade física apresenta ainda outras vantagens quando se trata de prevenir uma das doenças que mais as atinge e preocupa, o câncer de mama.

Um estudo desenvolvido em 2013 em Seattle, nos Estados Unidos, pela Associação Médica Americana, mostra que mulheres que praticam atividade física regular têm o risco de câncer de mama diminuído em até 20%.

Acredita-se que os principais impactos benéficos seriam sobre o metabolismo (redução da glicemia, insulina e triglicerídeos), na imunidade, nos níveis hormonais e na redução da gordura corporal.

O estudo também conclui que a frequência e a regularidade são fatores decisivos para a redução do câncer, por exemplo, quando se pratica cinco vezes por semana, atividades como caminhar, andar de bicicleta ou ainda nadar. Tudo isto traz um enorme impacto positivo sobre a saúde da mulher, inclusive entre mulheres que têm histórico familiar de câncer.

Óbvio que a atividade física pode e deve ser orientada por profissionais da área avaliando cada mulher individualmente, mas o ideal é que se incluam exercícios aeróbicos, atividades de resistência e muito alongamento.

Costumo dizer que não temos como fugir da nossa genética, ou da nossa história familiar, mas podemos enfrentar nossas doenças em melhor condição quando compreendemos que só depende de nós mesmas pegarmos aquele tênis que esta lá esquecido, sem uso, no nosso armário.

Então, vamos lá, você consegue! Cuide do bem mais precioso que temos, a saúde.

Se você ainda tem dúvidas, fale com seu médico.