Prepare o corpo pra engravidar

Se você tem planos de engravidar neste ano, lembre-se que antes disso, toda mulher deve se submeter à avaliação médica detalhada. Essa avaliação deve acontecer antes de abrir mão do método contraceptivo. Tudo isso pode tornar mais tranquila a chegada do filho.

Nessa avaliação pré-tentativa de gravidez é importante que o casal vá junto. Nesse momento, além da mulher, o pai também tem que ser investigado para conhecer o histórico de saúde dos futuros pais. Ou seja, saber sobre doenças preexistentes nas famílias dos parceiros e deles próprios, bem como investigar hábitos, como alimentação, consumo de álcool, drogas, cigarro, ritmo de trabalho, prática de atividade física.

Claro que na mulher será feito um exame completo, com aferição de pressão arterial, verificação de pulmão, coração e abdome e exame ginecológico. Alguns problemas como colesterol e triglicerídeos altos, diabetes e hipertensão não costumam ser impeditivos para a gestação, mas devem ter acompanhamento mais cuidadoso.

Alguns exames também devem ser feitos para detectar doenças infecciosas que podem afetar a saúde da mãe e do bebê. As principais moléstias investigadas são toxoplasmose (causada por protozoário comumente eliminado nas fezes de gatos), citomegalovírus (pertencente à família do herpes vírus), rubéola, catapora, HIV, hepatites B e C e sífilis. E finalmente, para que a avaliação seja completa, o ideal é que o check-up anual da futura mãe esteja em dia.

A gravidez é um passo muito importante e o maior gesto de amor começa já cuidando de si mesma para que seu filho seja saudável.