A lubrificação vaginal é necessária para que a mulher sinta-se mais confortável na relação sexual, permitindo que a penetração aconteça de modo mais suave e prazeiroso.Quando ela não ocorre ou quando é pouco perceptível, o orgasmo fica comprometido, principalmente porque sem a lubrificação, a relação sexual é dolorosa e desconfortável.

continua após a publicidade

Para entender melhor o que isso significa, pense num pênis aumentado em volume entrando numa vagina pequena e seca. Não dá, não é mesmo? Por isso, é importante que ao primeiro sinal de vagina seca, a mulher procure imediatamente ajuda.

Chamamos de resposta sexual adequada quando a muher bem excitada apresenta a vagina relaxada e aumentada em volume, exatamente como acontece no homen, e claro, úmida e lubrificada. Mas quando não nos sentimos adequadamente excitadas, este processo torna-se difícil.

A pergunta que você deve se fazer, então, é se fica excitada quando faz sexo com seu companheiro. Dependendo da resposta, podem existir diferentes causas pelas quais você não se lubrifica bem.

continua após a publicidade

As principais razões são as variações hormonais importantes que ocorrem em diversas etapas da nossa vida, como a gravidez, a amamentação e a menopausa.

As infecções vaginais também são responsáveis pela nossa perda da capacidade de lubrificação. Além disso, mudanças hormonais geradas pelo uso do anticoncepcional e/ou a mudança dele pode também afetar a lubrificação vaginal.

continua após a publicidade

Não menos importante é o uso ou abuso de drogas e álcool.

Mas, na minha experiência, o principal fator é a condição psicológica. Fazer sexo com alguém que não nos desperta tesão ainda responde, na minha estatística, à maior causa de pouca lubrificação.

Por isso, vão aqui algumas dicas. Não transe por transar ou para satisfazer o seu companheiro. Procure desenvolver uma relação clara com ele e procure a penetração quando se sentir preparada para isto. Se você não orientar, ele não advinha mesmo. Portanto , fale abertamente sobre sexo.

Não dê ouvidos para os comentários no salão ou das amigas. Muitas vezes, elas tiveram uma experiência negativa e isto pode gerar medo da penetração, dificultando a sua relação sexual.

E quando tudo isso não der certo, o jeito é usar um lubrificante. Eles, na sua maioria, não trazem qualquer problema para a vagina e, na verdade, acabam ajudando.

Mas não se esqueça: o melhor profissional para te orientar nesta situação é o seu ginecologista.