Pílula x ganho de peso

Um dos maiores receios quanto ao uso de contraceptivos hormonais é o aumento de peso. Dúvida comum no consultório, se analisarmos com mais tranquilidade, veremos que a pílula é um medicamento que tem outras ações além de evitar a gravidez e que, justamente por isso, também pode apresentar efeitos colaterais.

Entre os mais comuns, está a retenção de líquidos, que pode favorecer o aumento de peso. No entanto, essa alteração na balança é muito baixa, podendo representar uma variação de, no máximo, um a dois quilos, efeito temporário que desaparece após o período de adaptação, com duração de três meses em média.

Mas existem aí outros fatores bem específicos do perfil feminino que também precisamos analisar. Muitas vezes, as meninas tendem a ficar ansiosas quando iniciam a anticoncepção hormonal e acabam errando feio na dieta. Ou seja, atacam a geladeira mais frequentemente sem perceber.

Além disso, um dos componentes das pílulas, a progesterona, pode responder pela mudança do estado emocional. Assim, as meninas ficam mais depressivas e, aí, lá vão novamente para a geladeira ou para o chocolate, que costuma ser um dos favoritos nestes casos.

O resultado é óbvio, aumento de peso. E o que acontece, na maioria dessas mulheres, é que elas relacionam o aumento de peso apenas ao uso do contraceptivo. Portanto, antes de colocar a culpa no seu contraceptivo, verifique se você não está descontando sua ansiedade na comida. Procure seu médico, faça exames e mantenha hábitos saudáveis.