Mulheres que comem pão branco, arroz branco, pizza e outros alimentos ricos em carboidratos são mais do que duas vezes propensas a desenvolver doenças cardíacas do que as mulheres que comem menos desses alimentos.

continua após a publicidade

Em recente estudo, no Instituto Nacional de pesquisa de câncer em Milão – Itália – comparando homens e mulheres consumidores regulares deste tipo de alimento, mostrou que homens não têm o mesmo risco aumentado.

A razão estaria ligada à capacidade que os homens têm de processar os carboidratos de forma diferente.
No caminho oposto, as frutas e outas massas com baixa absorção não foram associados com um risco aumentado de doença cardíaca, o que sugere que o aumento do risco é causado não por uma dieta rica em carboidratos, mas por uma dieta rica em carboidratos de rápida absorção.

No estudo, pesquisadores entrevistaram cerca de 48.000 mulheres italianas sobre suas dietas em detalhe, observando a quantidade e os tipos de hidratos de carbono consumido.

continua após a publicidade

As mulheres que relataram comer a maioria dos carboidratos de rápida absorção tinham o dobro do risco de desenvolver doenças cardíacas, exatamente taxas de 2,25 vezes maiores.

Homens, ao contrário, não apresentavam risco aumentado de doença cardíaca, independentemente de quantos ou o tipo de hidratos de carbono consumidos.

continua após a publicidade

O estudo sugere ainda que a causa provável e o aumento do triglicéride e a diminuição do HDL causada pela absorção destes massas de rápida absorção mais frequente em mulheres quando comparadas aos homens.
Isso significa cortar carboidratos processados e escolher grãos, vegetais, frutas e legumes. E dar preferência para alimentos de baixo índice glicêmico, que são os pães integrais, cevada, quinoa, grão de bico, feijão, produtos lácteos com baixo teor de gordura, frutas e batatas doces.

Eles vão ajudar a manter a energia, o humor, reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E claro, não deixe de lado a tão necessária atividade física.