Performance X Desejo Sexual

Outro dia, li um artigo que dizia que muitas mulheres relatam falta de desejo sexual, o que estaria atingindo cerca de 49% delas. Esta pesquisa foi realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex) do Hospital Estadual Pérola Byington.

Fiquei pensando… e não concordo. Na verdade, a performance sexual está ligada a vários fatores, como alterações hormonais, alguns medicamentos, doenças e fatores psicológicos, entre os mais frequentes. Mas o desejo especificamente depende da maneira como a mulher vem se sentindo recompensada nas ultimas relações sexuais.

Ora, se por alguma razão ela não consegue atingir o orgasmo em várias tentativas repetidas ou a relação sexual acontece com dor, ardência ou qualquer outro desconforto, é obvio que qualquer mulher terá como primeiro impulso evitar nova tentativa.

Muitas vezes, estas mulheres têm procurado o consultório porque, sem compreender a situação, se culpam por não conseguirem sentir prazer durante a relação com o parceiro e até mesmo sentem-se envergonhadas.

Mas um fator importante que não deve ser negligenciado é o desempenho do companheiro. Desde que a mulher conquistou o controle da sua condição reprodutiva, permitindo que ela tenha mais experiências sexuais sem o risco de gravidez, ela se tornou mais exigente e seletiva no que tange ao desempenho sexual do seu companheiro.

Então, vamos ser conscientes e honestas. E vamos parar de dizer que são as mulheres que não têm desejo sexual e começar a dividir isto com quem tem boa parte de responsabilidade, os homens. Se você ainda tem mais alguma dúvida, converse com seu médico.