O mês de outubro já está acabando, mas ainda é tempo de aproveitar a ocasião desta já tradicional campanha para falar sobre a prevenção do câncer com exames periódicos.

continua após a publicidade

Neste sentido, a mamografia é o principal deles, sendo um exame radiológico, que pode detectar precocemente o câncer de mama. E, como vocês já devem saber, recomenda-se que as mulheres com mais de 40 anos façam mamografia uma vez ao ano.

Costuma-se atualmente combiná-la com um exame ultrassonográfico da mama, o que aumenta muito a condição do diagnóstico das doenças mamárias, neste caso, dando ênfase ao câncer.

A tecnologia permitiu que tumores muito pequenos, com menos de um centímetro, sejam identificados neste exame, permitindo cura em até 95% das vezes.

continua após a publicidade

Logo, entende-se que a mamografia é o principal exame capaz de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Sem desmerecer o autoexame, que, por sua vez, apenas identifica tumores maiores do que um centímetro, infelizmente já grandes, com menor chance de cura.

Tudo seria perfeito se todas as mulheres acima de 40 anos fizessem uma vez ao ano a mamografia. Mas, atualmente, o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido realizado para mulheres acima de 50 anos, conforme portaria 1.253, de 12 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde.

continua após a publicidade

Desta forma, as mulheres de 40 a 50 anos ficam desassistidas no sistema público. E um número considerável delas acaba desenvolvendo a doença. Uma tristeza para todos que conhecem o impacto que esta doença causa na mulher, sua família e na sociedade em geral.

Embora seja um exame desconfortável, é totalmente tolerável. A compressão da mama no exame, que causa desconforto, é necessária porque permite uma melhor qualidade das imagens. Para tentar aliviar, a mulher tem que tentar relaxar e não ficar muito tensa. Outra dica é não fazer o exame nos dias que antecedem a menstruação, mas sempre uma semana depois.

Outro erro comum é achar que, por fazer o autoexame regularmente e nunca ter identificado um nódulo, ou não apresentar qualquer sintoma, não é necessário realizar a mamografia todos os anos. Isso não tem o menor fundamento. O câncer de mama não dói e a mulher só sente o nódulo quando ele já está grande.

Então, se você já tem mais de 40 anos, não deixe de fazer sua mamografia uma vez ao ano!