Otimismo e saúde

Acredite, caras feias e posturas negativas são péssimas para a saúde. Por isso, que tal olhar sempre o lado positivo das coisas?

Um estudo publicado na revista Circulation: Journal of the American Heart Association mostrou os benefícios para a saúde do otimismo durante toda a vida.

No estudo, foram incluídas 97.253 mulheres com idades entre 50-79 na pós-menopausa, todas saudáveis e livres de doença cardiovascular no início do estudo.

Logo observou-se que mulheres de 50 anos de idade ou mais que são otimistas têm menor tendência a ter doença cardíaca quando comparadas com mulheres da mesma idade que são pessimistas.

As otimistas são também menos estressadas e por isto enfrentam os problemas de forma mais tranquila e corajosa, porque tendem a avaliar a situação e mobilizar apoio para resolver os problemas melhor que as pessimistas.

Por isso, o pessimismo pode ser tão ruim quanto ter a pressão arterial elevada, fator de risco cardíaco conhecido, quando se trata de saúde cardiovascular. No geral, as otimistas têm um risco de 9 por cento menor de desenvolver doença cardíaca e um risco de 14 por cento menor de morrer de outras causas. Além de 16 por cento menos chance de ter um acidente vascular cerebral.

Outros fatores foram considerados na pesquisa, entre eles tabagismo, peso, atividade física e diabete. Entretanto, estes fatores não influenciram nos resultados, visto que tanto pessimistas como otimistas apresentavam de forma semelhante tais riscos.

Isto não é uma nova receita para a felicidade ou para a saúde, mas precisamos de uma razão melhor para olhar para o lado positivo da coisas?