Não ha dúvida: nenhuma mulher tem sempre sua calcinha seca. Mas isto é normal?

continua após a publicidade

Muito parecidos, o corrimento e a umidade fisiológica têm causas diferentes e, por isso, podem ser, na maioria das vezes, evitados e tratados.

Fique de olho no seu corpo! Períodos ovulatórios costumam ser úmidos. Isto é normal (fisiológico), desde que se mantenham incolores ou de cor bem clara. Além disto, não provocam coceira ou ardência.

Outras fases, como o período pré e pós-menstrual, muito frequentemente, mudam o pH vaginal, também provocando aumento da umidade.

continua após a publicidade

Já o corrimento vaginal pode ser provocado por inúmeros motivos. Fique atenta se sua calcinha apresentar uma secreção esbranquiçada ou até mesmo amarela e esverdeada!

Neste caso, você estará enfrentando o surgimento de alguma infecção genital. Geralmente, ela causa coceira ou ardência. Por isso, há necessidade de que o tratamento seja feito o mais rápido possível. Isso porque, se o combate não for feito com rapidez, a infecção pode se propagar para dentro do útero, podendo causar, nos casos mais graves, até mesmo dificuldades reprodutivas.

continua após a publicidade

Aqui, vão algumas dicas para evitar esses transtornos:

1. Evite roupas muito justas que dificultam a ventilação do genital. Dê preferência para calcinhas de algodão e que tal dormir mais à vontade sem ela?

2. Use sabonetes íntimos neutros. Da mesma forma, nunca aplique talco ou desodorantes íntimos. Eles causam irritação química da mucosa da vagina.

3. Não utilize absorventes íntimos todos os dias. Eles abafam a vulva e aumentam a transpiração, além de terem química na sua confecção.

4. Use preservativo nas suas relações sexuais sempre, mesmo que já esteja utilizando outro método contraceptivo.