O que fazer quando os pelos pubianos se inflamam?

Chama foliculite a inflamação dos pelos em qualquer região do corpo. E, em especial na região pubiana, esse problema costuma incomodar e trazer muito desconforto. Causada por bactérias, vírus ou fungos, pode atingir os tecidos de modo superficial ou profundo. Destes, o mais frequente é o estafilococo, que habita regularmente a pele.

Geralmente, a foliculite se manifesta com o aparecimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus, que se desenvolvem em torno de folículos pilosos. A pele se torna avermelhada e inflamada e, não raro, temos coceira e aumento da sensibilidade. Na maioria das vezes, não há necessidade de tratamento, mas, quando os sintomas não desaparecem, significa que a infecção está se espalhando.

As causas principais seriam a depilação e o atrito que o genital sofre em roupas muito apertadas. Portanto, aqui já temos uma dica de como evitar a foliculite, que seria evitando o uso de roupas que esfregam muito na área afetada. Nos casos ocasionados por depilação, é importante o uso de uma gilete nova ou elétrica, para garantir que a depilação não cause danos aos folículos. E, claro, manter sempre a área limpa e seca trará melhor condição de regeneração do folículo piloso e regiões adjacentes.

É importante lembrar ainda que, apesar de a foliculite ser causada por uma irritação e entupimento dos folículos de pelos, a condição em si é uma infecção. Caso ela não seja tratada rapidamente, a infecção irá se espalhar e a área infectada será maior.

Por isso, quando a foliculite aparecer, use sempre um pano ou toalha úmida e morna sobre a lesão. Isso vai ajudar a drenar o conteúdo que eventualmente tenha ficado acumulado dentro do folículo. Nunca aperte ou tente fazer a expressão, isso irá certamente contribuir para piorar a situação tornando, inclusive, a foliculite crônica. Quando esses cuidados não resolverem, o uso de antibióticos tópico e oral será necessário, mas sempre sob a orientação de um médico.

Nos casos leves, a foliculite não costuma causar complicações. No entanto, ela podem evoluir para casos mais graves algumas vezes. A infecção pode se espalhar pelo restante da pele e se tornar um problema recorrente. As outras possíveis complicações incluem furunculose, que é o comprometimento de um número considerável de furúnculos agora sob a pele, e cicatrizes ou manchas grosseiras, que também trazem grande desconforto para a mulher.