O corpo após o parto

Muitas mulheres têm a curiosidade de saber o que acontece após o parto, se o corpo demora para voltar ao normal e se realmente volta ao normal.

Pois bem, imediatamente após o nascimento, o útero já começa a se contrair para recuperar o seu tamanho normal. Esses músculos são extremamente flexíveis, e realmente voltam à sua forma original. Esse processo de contração ajuda o descolamento da placenta, normalmente expulsa pelo organismo materno, pouco depois do parto. Ainda na sala de parto, a mulher perde cerca de seis quilos, que correspondem ao peso do bebê, da placenta, do líquido amniótico e dos sangramentos.

Uma coisa importante para se entender é que as mudanças internas são muito significativas e precisam de tempo. Só para todos os órgãos voltarem para o lugar leva, em média, dois meses. Além disso, o pós-parto é um período de grande atividade hormonal e não existe um tempo pré-determinado para sua duração. Há uma variação de tempo relacionado a todos os sintomas que acompanham esta fase. Inchaço, flacidez na região abdominal, dores nas mamas, costas, articulações e barriga (no caso de cesariana), insônia e sangramento vaginal são alguns dos sintomas que podem aparecer, e variam de intensidade em cada caso.

O mais importante é não ter pressa em retornar à antiga forma e fazer dietas malucas. Lembre-se de que a alimentação do seu bebê depende exclusivamente de você e do que você come. Inclusive a amamentação é uma ótima forma de ajudar a perder os quilinhos extras e recuperar a forma.