Não existe saúde sem atividade física, sabia?

Pesquisas médicas recentes têm demonstrado que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física.

Mas não há desculpa para isso: desde 2009, praticar atividade física em Curitiba está cada vez mais acessível, com a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Por meio deles, as Unidades Municipais de Saúde de Curitiba promovem atividades coletivas realizadas por profissionais de Educação Física, buscando o bem-estar e a melhora da qualidade de vida dos usuários através da prática regular de exercícios.

A professora de Educação Física Cintia Kozlovski, que realiza as atividades nas Unidades Municipais de Saúde da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), fala com carinho de suas alunas, destacando que muitas conseguiram reduzir o uso de medicamentos, reduzir e manter seu peso corporal, diminuindo dores musculares e articulares e praticando com mais facilidade as atividades do dia a dia.

Ao todo, são 26 profissionais de Educação Física que atuam nas 109 Unidades Municipais de Saúde em Curitiba, realizando grupos de atividade física, caminhada, alongamento, dança, grupos para a terceira idade, prescrição de exercícios, orientação para a pratica diária de atividade física e atendimentos individualizados. Basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para iniciar um programa de atividade física orientado.

Pessoas que praticam alguma atividade física e são portadoras de algumas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, controlam os riscos com muito mais facilidade. As vantagens estariam ligadas à condição de defesa do nosso organismo, explicando porque pessoas ativas adoecem menos, além de serem mais equilibradas emocionalmente e menos estressadas.

Então, com todos esses benefícios, já está na hora de mexer seu corpo, independente da sua idade, praticando qualquer atividade física! Mas atenção: para iniciar, não deixe de procurar orientação, ela está mais perto do que você imagina. Bons exercícios!