Não confunda puberdade e adolescência

Confundidas, a puberdade representa um período ou faz parte da adolescência. Mudanças fisiológicas nos hormônios femininos permitem que a menina amadureça física e mentalmente e se torne apta para engravidar. Nesta fase, ocorrem mudanças como crescimento de pelos e seios, além da distribuição característica da gordura feminina.

Se considerarmos a idade, espera-se que estes fenômenos se desenvolvam, em média, aos 13 anos, junto com a menarca ou primeiro fluxo menstrual. Antes disto, é considerada precoce e, após os 15 anos, tardia. Tudo acontece porque a menina começa a produzir o estrogênio, que é conhecido como hormônio da mulher.
O fenômeno, entretanto, parece ser acelerado pela presença de obesidade. No hospital infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que as crianças americanas acima do peso ou obesas normalmente começam a desenvolver os seios já com oito anos de idade. O estudo concluiu que as meninas estão amadurecendo mais cedo quando comparadas aos anos anteriores.

É provável também que alguns fatores como produtos químicos ambientais possam interferir, prejudicando o desenvolvimento hormonal, bem como o sedentarismo ,alimentação pobre em fibras e com excesso de carne e lacticínios. Tudo ainda em pesquisa.

Nada disto representaria problemas se a puberdade precoce não determinasse, além do sangramento menstrual precoce, maior risco de câncer de mama.

Portanto, vamos proteger nossas meninas do excesso de peso. A obesidade infantil traz certamente problemas de saúde além de baixa autoestima e alterações de comportamento!