Cientistas holandeses, do Departamento de Medicina Geral e Interna, no Centro Médico da Universidade Leiden, estudaram uma amostra aleatória de cerca de 600 homens e mulheres, com idades acima de 85 anos, e concluíram que mulheres idosas têm melhor capacidade mental quando comparadas aos homens.

continua após a publicidade

Existem evidências crescentes de que a saúde vascular desempenha um papel chave em condições como a depressão, demência e declínio cognitivo em pessoas mais velhas. Por isso cuidar da saúde ao longo da vida garante uma velhice mais saudável.

As mulheres pontuaram melhor em testes de velocidade e memória, cerca de 33% quando comparadas com 28% dos homens.

Os cientistas ainda no estudo mostraram que a diferença não tem a ver com nível educacional ou cultural, mas com a relativa ausência de doença cardiovascular entre mulheres idosas.

continua após a publicidade

O estudo foi publicado no Journal of Neurology Neurosurgery e Psiquiatria e mostra que estamos habituados com a ideia de cuidar do nosso coração e artérias, evitando ataques cardíacos e derrames. O estudo, entretanto, deixa uma evidência crescente de que cuidar do coração através da atividade física e bons hábitos alimentares vai ajudar na velhice a mantermos o entendimento e a clareza de pensamento ou evitarmos a demência, a depressão e o declínio cognitivo.

Esta é uma área importante para a investigação porque claramente a população está envelhecendo. Diante dessa certeza, o que temos a fazer é ampliar a possibilidade do bem-estar, considerando o conjunto de hábitos das diversas culturas e origens.

continua após a publicidade