Mulheres em convívio coincidem seus ciclos menstruais?

Por que muitas mulheres em convívio têm seus ciclos menstruais ao mesmo tempo? Essa é uma curiosidade de muitas pessoas e que, está sendo explicada pela ciência. Estudos revelaram que os odores corporais (chamados de feromônios) funcionam como mensageiros e desencadeiam respostas fisiológicas. Ou seja, o feromônio interfere no organismo de outras pessoas.

Alguns especialistas acreditam que mulheres em convívio sincronizam a menstruação porque os odores são percebidos e acontece uma espécie de competição biológica para ver quem ovula primeiro. Os feromônios seriam percebidos pelo organismo das outras mulheres, que então se adaptariam ao novo “regime” menstrual para não deixá-las em “desvantagem”.

Essa linha de pesquisa ainda não foi completamente comprovada, mas é uma hipótese. O fato é que por competição ou não, os feromônios são os grandes responsáveis por ajustarem os ciclos das mulheres que convivem. Lembrando que esse fenômeno só acontece com meninas que possuem o ciclo natural, ou seja, sem interferência de hormônios de métodos anticoncepcionais, como a pílula.

Outra teoria crê que a glândula pineal também pode fazer parte deste processo que desencadeia mulheres a coincidirem seus ciclos. Ela é uma glândula bastante pequena, formada de cristais de apatia, localizada dentro do cérebro e considerada uma espécie de antena. Segundo essa teoria, os cristais que formam a glândula vibrariam conforme as ondas eletromagnéticas que captam, o que explicaria a regulação do ciclo menstrual conforme as fases da lua, levando algumas mulheres que habitam juntas a coincidir seus ciclos menstruais.

Portanto, devido à lua ou competição de hormônios é realmente verdade que os ciclos coincidem e junto com eles, a tensão pré-menstrual. Cuidado homens!

Ficou com dúvida?

Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br