As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos, como o fumo, a exposição excessiva ao sol. E as causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-deter-minadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

continua após a publicidade

Também existem alguns mitos que surgiram e ainda deixam muitas pessoas confusas. Veja abaixo alguns deles e tire suas dúvidas de uma vez por todas:

– Agrotóxicos nos alimentos: não existe associação comprovada entre uso de agrotóxicos e câncer de mama.

– Fumo: também não há associação comprovada entre câncer de mama e cigarro, mas como o fumo está associado a uma série de outros cânceres (pulmão, boca, pâncreas, bexiga, etc.), problemas cardíacos e derrames, o ideal é largar o cigarro.

continua após a publicidade

– Uso de antitranspirantes e uso de sutiãs com suporte metálico: correntes disparadas pela internet disseminaram rumores de que o uso de antitranspirantes causa câncer de mama. Mais recentemente, os sutiãs com suportes metálicos foram alvo de outra corrente. Não existem evidências de que desodorantes e sutiãs causem câncer de mama.

– Aborto: ativistas contrários ao aborto disseminaram a ideia de que o procedimento aumenta o risco de câncer de mama, o que não é verdade. Abortos espontâneos também não elevam o risco de ter câncer de mama.

continua após a publicidade

– Implantes de silicone: formam cicatriz na mama e podem dificultar a detecção precoce do tumor, bem como a visualização do tecido mamário nas incidências padrões da mamografia. Contudo, não aumentam o risco de câncer.

Cuidar da saúde é fundamental. Informe-se e previna-se!

Ficou com dúvida?

Mande e-mail para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br