Dúvida frequente no consultório, parar de menstruar tem se tornado motivo de preocupação para muitas mulheres. Por isto é importante esclarecer algumas questões que habitam muitas vezes o imaginário delas. Mesmo com estudos que afirmam não haver nenhum problema em cortar o ciclo, a dúvida ainda paira na cabeça da ala feminina.

continua após a publicidade

Desde os ano 60, quando foram desenvolvidos os anticoncepcionais hormonais, as mulheres perceberam seus benefícios que vão além da própria contracepção. Ou seja, temos aí um grande aliado da mulher, o que nos trouxe liberdade para descobrir melhor a sexualidade, entre outras tantas vantagens.

Na verdade não existe um estudo que comprove o benefício de menstruar, mas se começarmos a pensar um pouco, não menstruar traz claras e óbvias vantagens. Para quem sofre de cólicas fortes, fluxos abundantes, sangramentos longos, irregulares e muito frequentes, interromper a menstruação pode ser uma saída. Além disso, aquele sangramento que acontece no intervalo das cartelas do anticoncepcional é puramente uma indução ao sangramento.

Existem varias maneiras de fazer uma mulher parar de menstruar, mas todos são de composição hormonal, monofásicos, bifásicos orais, ou injetáveis, lembrando ainda do endoceptivo, que se aplica no útero.

continua após a publicidade

E que fique claro, o bloqueio da menstruação não interfere na condição reprodutiva e tão pouco atrasa ou antecipa a menopausa. Se você ainda tem dúvidas, converse com seu médico.