O ganho de peso, dores de cabeça, e nenhum desejo sexual são queixas comuns para muitas mulheres que se aproximam da menopausa. Mas, acredite, a condição não é tão rara nos homens. Cerca de 25 por cento deles têm níveis de testosterona que caem abaixo do normal na meia-idade, e, em alguns casos, esta transição traz um conjunto de sintomas que veio a ser conhecido como ‘‘menopausa masculina’’.

continua após a publicidade

Os sintomas mais comuns incluem perda da libido, ondas de calor, fadiga, fraqueza, insônia, mau humor e ganho de peso, os quais também são sintomas bem conhecidos das mulheres.

Os níveis de testosterona diminuem gradualmente com o envelhecimento, geralmente em torno de 40 anos de idade e – embora o declínio seja natural, isso não significa que ele não sofra as consequências fisiológicas ou clínicas e por isto – devem ser tratados.

Mais e mais médicos parecem concordar. Por isso, o número de prescrições nos Estados Unidos para géis de testosterona aumentou mais de 400 por cento nos últimos anos.

continua após a publicidade

Entretanto, embora muitos homens mais velhos apresentem baixos níveis de testosterona, apenas cerca de 5 por cento experimentam sintomas graves o suficiente para justificar a terapia com testosterona.

E nem sempre a baixa testosterona é a responsável pelos sintomas que afligem os homens, porque os sintomas tambem podem ser facilmente confundidos com aqueles decorrentes de outros problemas de saúde, tais como estresse, depressão ou doenças cardíacas.

continua após a publicidade

Pesquisadores na Grã-Bretanha identificaram os sintomas que estão mais estreitamente ligados a baixos níveis de testosterona concluindo que menos homens do que se pensava – apenas cerca de 2 por cento entre as idades de 40 e 80 – estão na verdade vivenciando algo que pode ser chamado de menopausa masculina.

Estamos todos suscetíveis as variações hormonais do nosso corpo, basta ficar atento e não deixar de procurar o médico regularmente para manter nossa saúde em dia.