Menarca precoce x carne

A idade média para a menarca varia conforme a população e algumas outras causas, como: genéticas, ambientais, nutricionais, socioeconômicas, além dos níveis de atividade física de cada grupo. Agora, um estudo provou que meninas que têm uma dieta rica em carne também podem começar a menstruar antes que outras crianças.

De acordo com pesquisa da Universidade de Brighton, na Grã-Bretanha, publicada pela revista especializada Public Health Nutrition, o alto consumo de carne pode preparar o corpo para a gravidez, desencadeando a puberdade antecipada.

Os pesquisadores se basearam na comparação entre os hábitos alimentares de mais de 3 mil meninas de 12 anos. Com isso, descobriram ligação entre a dismenorreia antecipada e o consumo elevado de carne aos três anos (superior a oito porções por semana) e aos sete anos de idade (mais de 12 porções semanais).

A carne é considerada fonte de zinco e ferro, importantes para uma gravidez bem-sucedida. As meninas foram separadas em dois grupos: as que já tinham começado a menstruar e as que ainda não tinham menstruado. As chances de se ter a primeira menstruação aos 12 anos de idade eram 75% maiores entre aquelas que comiam mais carne aos sete anos.

Endocrinologistas britânicos afirmam que a primeira menstruação passou por grandes mudanças no último século e que a ligação com o consumo de carne em excesso é “plausível”. Eles acreditam que o efeito da proteína é grande influenciador nos níveis de hormônio.

Embora a primeira menstruação não represente nenhum problema grave, é preciso ficar atento aos sinais da puberdade na menina para aliviar as tensões que a situação pode causar.