Massa magra x massa gorda

Você certamente já ouviu, ao menos nas academias, professores e alunos falarem em massa magra, massa muscular e massa gorda, quando se fala em exercícios físicos e emagrecimento, certo? Então, vamos entender um pouco melhor este assunto, que interessa principalmente mulheres acima dos 45 anos e outras, que já enfrentam aquele período bem conhecido, chamado menopausa.

Poucas pessoas sabem realmente o que esses termos significam e porque eles são tão importantes no processo da saúde e controle do peso. Para compreender, pense que a massa magra e a muscular são nossos tecidos ativos isentos de gordura, compostos por músculos, ossos e minerais vivos, e que, portanto, mantêm alta atividade metabólica. Desta forma, se aumentamos nossa massa muscular, aumentamos o consumo de calorias e isso contribui para emagrecimento e funções vitais.

Daí, quando falamos que houve ganho de massa muscular ou magra, pense em ganho proteico, que é exatamente o que seu músculo representa, proteína. Seus músculos vão conferir equilíbrio, força e produção de calor. E, quanto maior sua massa muscular, maior é a queima de calorias. Já a massa gorda é gordura mesmo. Aquela que precisamos perder, inclusive na balança.

A boa notícia é que é possível emagrecer sem perder ou ainda ganhando massa muscular. Depende muito do perfil de cada mulher, como ela pratica atividade física, como ela descansa e, mais do tudo, depende da sua alimentação e hábitos de vida.

Mulheres na pós-menopausa perdem 10% de massa magra ao ano, caso seja sedentária Segundo pesquisa realizada na University of Illinois, nos Estados Unidos, mulheres na menopausa têm mais risco de perder músculo, o que pode afetar o equilíbrio, a força e a maneira de realizar atividades cotidianas, como subir escadas e levantar da cadeira.

Aqui vão algumas dicas para evitar a perda e até mesmo ajudar no ganho da nossa massa magra: 1) Reduza o consumo de açúcar, sal e guloseimas; 2) Aumente o consumo de soja, considerando estudos que tem demonstrado que esse alimento traz benefícios em relação aos sintomas menopausais; 3) Pratique atividade física regularmente, mulheres sedentárias sempre apresentam mais sintomas menopausais mais intensos, como calorão; 4) Não fume; 5) Capriche na alimentação saudável, em especial rica em frutas, legumes e vegetais frescos; 6) Com relação a carne, prefira as brancas e peixes, limitando a carne vermelha a uma vez por semana; 7) Tome muita água, no mínimo dois litros ao dia; 8) Cuide do excesso de álcool e cafeína.