Mais liberdade e poder de decisão

Somos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população de 204.161.961 brasileiros. Ao menos, éramos até o dia em que escrevi este artigo. Posso explicar: o tempo médio para o crescimento ou para nascer um novo brasileirinho é de 19 segundos. E isso pode ser visto muito claramente no site do IBGE. Confesso que fiquei uns instantes olhando um gráfico que crescia cada 19 segundos. Muito didático, fácil de entender e divertido.

Fato é que alguns tantos brasileiros, nascidos desde aquela data, já estão entre nós. Mas mesmo assim, são poucos. O índice de nascimento e crescimento da população brasileira parece estar com o freio de mão puxado já há alguns anos. No Paraná, a taxa de crescimento caiu de 1,2 no ano 2000 para 0,77 em 2014, e tem previsão para cair mais, atingindo 0,30 em 2030. Sem dúvida, estamos desacelerando.

Uma das razões que contribuiu decisivamente para esta mudança foi a invenção da pílula anticoncepcional, 55 anos atrás. A enorme variedade de contraceptivos trouxe modificações importantes no padrão reprodutivo. Hoje, escolhemos menstruar ou não de várias formas seguras e saudáveis. Não esquecendo também da mudança no comportamento da mulher, permitindo que ela entrasse no mercado de trabalho e colocasse fim à repressão sexual.

Toda essa liberdade do controle da nossa condição reprodutiva trouxe melhora também de outros sintomas desagradáveis, como cólicas menstruais e a terrível TPM. Tudo isso com doses cada vez mais baixas, significando redução também dos riscos. Claro que a indicação deve ser individualizada, lembrando que será melhor a adaptação quanto mais colaborativa for a paciente, no sentido de manter vida saudável praticando atividade física e evitando o cigarro, que potencializa umas das complicações mais graves dos anticoncepcionais, que é a trombose ou tromboembolismo.

Essa diversidade, atualmente, trouxe um impacto significativo não somente do ponto de vista hormonal, mas também no crescimento da população e na liberdade de escolha de todas as mulheres.