Lubrificação vaginal

Na maioria das vezes a falta de lubrificação vaginal é um problema que as mulheres encontram na fase da menopausa. Porém, essa dificuldade não se limita a apenas essa fase da vida da mulher. Há diversos fatores que influenciam nessa questão. Dois são os mais influentes: a falta excitação sexual e os hormônios. Esse último é responsável pela diminuição da lubrificação vaginal no período da menopausa, pois reduz a produção principalmente do estrógeno. Entretanto a reação ao estímulo sexual da mulher não acaba com a idade, basta ter mais paciência e às vezes preliminares mais caprichadas podem ajudar bastante.

Em mulheres saudáveis, a falta de lubrificação está muito relacionada com a questão psicológica. Como falamos acima, a falta de excitação pode estar ligada a diversos fatores na relação a dois, principalmente se você não se sente à vontade com o seu parceiro. É necessário estar bem estimulada antes da penetração para que o ato seja prazeroso para os dois. Se ainda não estiver bem lubrificada, fale com jeitinho para seu parceiro que você precisa de mais um tempinho de estímulo antes da penetração, se ele gosta de você, vai entender. Traumas sexuais e repressão na infância também são influenciadores.

Há também a possibilidade de diminuição da lubrificação em algumas fases do ciclo menstrual, bem como o uso de anticoncepcionais e alguns medicamentos. Algumas doenças como a depressão e o diabetes podem ajudar a ressecar a vagina.

Se a situação não se resolver com mais estímulo na hora da relação e a secura da vagina for constante, procure seu ginecologista.

Ficou com dúvida?

Mande e-mail para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br