Insuficiência de colo de útero. O que é?

Muitas mulheres que sofreram aborto espontâneo ou parto prematuro podem ter insuficiência ou incompetência de colo de útero. Isso acontece quando o colo do útero é mais fraco ou curto do que o normal. O colo do útero é uma abertura que liga a vagina ao útero e por ele passam os espermatozóides e a menstruação.

Dificilmente esse problema é detectado com antecedência, pois não há sintomas. Entretanto, exame chamado histerosalpingografia, usado nos casos de investigação de esterilidade, pode detectar esse problema. Ou então aparece somente quando a mulher sofre o aborto espontâneo. Por ser menor ou mais fraco que o normal, o colo do útero não consegue segurar a pressão do peso do bebê e dilata, causando contração e então o aborto ou o parto prematuro.

Então a única forma de saber se você tem esse problema é já ter sofrido um desses problemas. Outras situações que podem ajudar no enfraquecimento do colo do útero é caso você tenha feito algum tipo de procedimento para retirada de lesões pré-cancerosas no colo do útero, como a conização ou biópsia em cone, ou cirurgia denominada “de alta frequência”. Há também incidências caso você tenha tido alguma lesão no colo do útero num parto anterior ou curetagem, ou se já fez aborto.

Nesses casos avise seu médico antes de engravidar novamente. Pode-se fazer o acompanhamento e algumas medidas para evitar o nascimento precoce da criança. Repouso, injeções de corticoesteroide para fortalecer os pulmões do bebe em casos no terceiro trimestre da gravidez ou cerclagem (costurar o colo do útero) são algumas formas de evitar que o pior aconteça. O ideal é investigar com seu ginecologista qual é a melhor solução para o seu caso.

Ficou com dúvida?
Mande e-mail para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br