A herpes genital é causada por um vírus chamado vírus herpes simplex II, causa bolhas e feridas nos órgãos genitais de ambos os sexos. É uma doença sexualmente transmissível e, uma vez adquirido o vírus, permanece no organismo por toda a sua vida, ou seja, não tem cura.

continua após a publicidade

Por não se manifestar e permanecer em estado latente na maioria dos casos, ou seja, sem manifestar sintomas, se prolifera facilmente. É por esse motivo que o uso de preservativo deve ser constante, principalmente no sexo oral, anal e até no toque com as mãos. É um vírus de fácil contágio. O mesmo que se manifesta na boca das pessoas pode ser passado para as partes genitais e vice-versa. Então caso você observe seu parceiro com feridinhas ou bolhas, até já seca, na boca, evite contato.

Os sintomas normalmente se manifestam devido a tensões emocionais, roupas apertadas, relações sexuais sem lubrificação suficiente ou outras doenças. São bolhas pequenas e claras, que logo perdem a cobertura fina causando pequenas feridas, rosas ou vermelhas e rasas, sensíveis ao toque e normalmente aparecem em grupos de muitas bolhas ou apenas uma única bolha. Aparecem no pênis do homem ou em torno da vagina da mulher, nas coxas e nádegas. Pode causar febre, corrimento vaginal, dor ao urinar, coceira, dor na relação sexual, sensibilidade e crescimento de caroços nas virilhas.

O tratamento é feito por medicação via oral orientada pelo médico. As feridas levam de uma a duas semanas para sumirem completamente, dependendo da gravidade de cada caso. Consulte sempre seu médico e uma vez com herpes, cuide no compartilhamento de roupas e toalhas e avise seu parceiro para que também tome as providências.

continua após a publicidade