Gravidez pós-laqueadura

A laqueadura é um método contraceptivo realizado em mulheres que não querem mais ter filhos. Porém, é importante lembrar que nenhum método tem a eficácia de 100%, e mesmo com a laqueadura existe uma chance embora que pequena de engravidar.

A laqueadura é uma cirurgia que faz uma ligadura das trompas, através das quais passam os óvulos que saem dos ovários em direção do útero. As trompas são cortadas e suas extremidades são amarradas ou bloqueadas por meio de cauterização, anéis ou clips.

Na mulher com as trompas ligadas, a ovulação e a menstruação ocorrem normalmente. Porém, com a ruptura do caminho não há mais a possibilidade de que ocorra a fecundação, já que os óvulos não chegam ao útero e não se unem aos espermatozoides. Mas então como acontece uma gravidez?

A gravidez pode ocorrer após a cirurgia devido a uma recanalização espontânea das trompas ou por algum processo que provoque uma abertura anormal nas trompas, possibilitando o encontro do óvulo com o espermatozoide. Os riscos de falha na esterilização são mais frequentes em mulheres jovens, por apresentarem fertilidade maior do que as mais idosas. Depois do primeiro ano, a eficácia do método é de 0,5 por 100 mulheres, ou seja, um caso de gravidez em cada 200 mulheres que realizam o procedimento.