Fatores que determinam a idade da menopausa

Muitas pessoas acreditam que exista relação direta entre a menarca (1.ª menstruação) e a menopausa. Ou seja, que a mulher que menstruar mais cedo, vai entrar na menopausa mais tarde. Porém, isso não passa de um grande mito. Não existe nenhuma relação científica comprovada entre a menarca e a menopausa. A explicação é a seguinte: a mulher nasce com número de células pré-estabelecidas. A menopausa é cientificamente quando os ovários não têm mais óvulos para liberar e acaba a produção do estrogênio estradiol, que é o hormônio mais atuante na fase reprodutiva da vida feminina. Então, se ela já nasce com um número pré-determinado de células, é isso que determina a idade em que ela entrará na menopausa.

Fatores como cistos e outras adversidades no corpo da mulher podem influenciar no número de óvulos liberados e adiantar ou atrasar este processo, por exemplo.

O número de gestações, o fato de ter amamentado ou não e a idade da última gravidez também nada influem na idade da menopausa. A única associação, confirmada por estudos científicos, é que mulheres obesas podem ter sua última menstruação ligeiramente mais tarde. Mulheres fumantes, ou que nunca tiveram filhos ou que têm histórico de depressão estariam sujeitas a entrar na menopausa dois a três anos mais cedo, segundo as pesquisas.

Os hábitos alimentares e o estilo de vida são os outros fatores que interagem com a herança genética para determinar a idade da menopausa. Inclusive, fatores geográficos também influenciariam.

Para saber se a mulher realmente está na menopausa, segundo a Organização Mundial de Saúde, é ter a ausência da menstruação por 12 meses. O importante é sempre ter acompanhamento de um médico e decidir qual o melhor tratamento a ser feito após a constatação.