Se você esta grávida, não pense que isto é motivo para não praticar atividade física. Vários estudos têm demonstrado que, mais que manter um corpo elegante e magro, a atividade física durante a gestação é condição imprescindível para a saúde da mãe e do feto. Acredita-se que, nesta fase, definimos o peso dos nossos filhos na idade adulta. Se queremos filhos saudáveis, precisamos ser saudáveis durante a gestação.

continua após a publicidade

Um estudo realizado pela Universidade de Western Ontario, no Canadá, mostrou que a atividade física melhora também o humor das futuras mamães. Uma das principais razões seria a liberação de endorfina durante o exercício, contribuindo para diminuir a depressão e a ansiedade.

Mas a orientação para atividade física deve considerar se a gestante já praticava exercícios antes da gestação ou não. Se existe o hábito do exercício, este deve ser sempre mantido, exceto quando diagnosticadas patologias que impeçam a prática, em especial no primeiro trimestre, como ameaça de abortamento, descolamento placentário, etc. Se não houver intensidade nos exercícios, não há qualquer impedimento.

Isso muda quando a mulher não tem o hábito do exercício pré-gestação. Neste caso, deve-se começar com cautela a prática de atividade física, após completa e certa a implantação do ovo fecundado no ambiente uterino.

continua após a publicidade

Os exercícios devem sempre respeitar o perfil e hábitos da gestante. Caminhar é uma das melhores formas de se exercitar nessa fase porque não gera impacto ou desgaste das articulações. Hidro e natação fortalecem os músculos das pernas e dos braços, permitindo que a grávida experimente a sensação de leveza que o meio proporciona. Ainda existem outras possibilidades, como a dança, pilates, alongamento, ioga e a própria musculação, respeitando sempre a fragilidade dos ligamentos articulares que se acentuam pelas mudanças hormonais impostas nesta fase.

Fato é que as gestantes devem realizar atividades físicas que façam bem ao coração, ajudem a manter a flexibilidade do corpo e a controlar o aumento de peso, além de fortalecer a musculatura. Praticar exercícios durante a gravidez proporciona múltiplos benefícios e ainda contribui para melhorar a autoestima da gestante, que passa por tantas mudanças no seu corpo.

continua após a publicidade