Esporte durante a gravidez

A gravidez é um fenômeno natural para o corpo da mulher. Mas, as reações diferem de uma para outra. Algumas gestantes sentem-se energizadas, já outras enfrentam náuseas, vômitos e uma enorme sensação de cansaço. Por isto, e também para se manter em forma durante a gravidez, é necessário enfrentar esta mistura de sensações com otimismo, foco no seu corpo e no desenvolvimento do bebê.

O corpo, se já submetido, antes da gravidez, à atividade física, sabe como lidar com esta condição. Por isto, quanto mais condicionada a mulher, mais gratificante, confortável e segura será sua gestação.

Aquele medo de que uma movimentação mais vigorosa possa prejudicar o feto é mito. Por exemplo, a suíça Nicola Spirig, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em2012, praticou esporte do primeiro ao último dia da gestação. E pasmem: praticava triatlo (modalidade que combina natação, ciclismo e corrida).

Logo, não passa de um mito mesmo a ideia de que a grávida não deve praticar esportes e apenas fazer exercícios leves, como hidroginástica e caminhada.

Só vale lembrar que tudo isto deve ser autorizado e acompanhado pelo médico, assim como deve-se complementar os exercícios com aquela dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Pesquisas mostram que gestantes podem reduzir o risco de os seus bebês desenvolveram obesidade, pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes se elas observarem a própria dieta, seu peso e praticarem exercícios.

Além disso, a prática de exercício físico parece facilitar o trabalho de parto, não apenas com relação à diminuição da sua duração, mas também em relação a possíveis complicações obstétricas.