Esclarecendo o uso do ácido fólico

Todas as mulheres que desejam engravidar sempre são orientadas a utilizar o ácido fólico, o que tornou-se rotina nos consultorios médicos. Por isso, vamos entender melhor sua ação e a necessidade do seu uso.

Pertencente ao complexo B, o ácido fólico também pode ser chamado de vitamina B9 ou vitamina M. Fundamental no processo reprodutivo, ele é efetivo no tratamento de certas anemias, no tratamento de Alzheimer, doenças cardíacas, derrame, hipertensão e para unhas e cabelos fracos.

Na gravidez, esta vitamina previne a má formação nos bebês relativa ao fechamento do tubo neural, ou seja, lábio leporino, fenda palatina, espinha bífida e outros defeitos da coluna vertebral e do cérebro.

Só que, para isso, deve ser utilizado antes de a mulher engravidar, pelo menos dois meses antes de interromper a anticoncepção. A indicacção normalmente é de 5 mg ao dia.

Além da possibilidade de ingestão de comprimidos, o ácido fólico também pode ser encontrado em vegetais de folhas verdes, como espinafre, brócolis, abóbora, milho, além da carne vermelha, carne de porco, ovos e queijo. Portanto, meninas, se vocês estão pensando em engravidar, vamos melhorar essa alimentação, hein!