O HPV é um vírus que infecta as mucosas e possui mais de 200 variações diferentes. Muitos destes vírus causam lesões benignas, como as famosas verrugas ou condilomas. Mas alguns outros estão comprovadamente implicados em lesões malignas, como o câncer de colo uterino.

continua após a publicidade

O câncer de colo é ainda hoje uma das principais causas de morte em mulheres. Índices da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, 69 milhões de mulheres adultas com risco de contaminação.

Poucos anos atrás, foi lançada no mercado brasileiro a vacina contra o HPV, que protege contra os principais vírus com poder oncogênico. Mas, de início, o laboratório estabeleceu que a idade para a imunização situava-se entre nove e 23 anos.

Precisamos esclarecer bem isto. A literatura tem mostrado que, por questões imunológicas, é nesta faixa etária que temos os melhores resultados. Entretanto, outras pesquisas médicas mostram também benefícios em vacinar mulheres mais velhas, incluindo grupos acima de 30 anos.

continua após a publicidade

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina para meninas acima de nove anos, sem limite de idade.

Por isso, se a vacina protege contra o câncer de colo uterino e pode ser usada em qualquer faixa etária, não há mais razão para deixar de se proteger.

continua após a publicidade

Converse com seu médico para esclarecer as dúvidas que ainda tiver. E n?o deixe de contribuir para erradicar um dos cânceres que mais mata a mulher.