É necessário o uso de vitaminas?

As vitaminas são elementos básicos para o funcionamento do nosso organismo e estão presentes nos alimentos. Quando elas faltam ou estão em excesso, podemos ter doenças. Mas como avaliar e repor as vitaminas?

Quando temos carência, esta situação é conhecida como hipovitaminose ou avitaminose. No caso de excesso, temos a hipervitaminose, que também pode ser ruim para o nosso organismo.

Produzimos uma única vitamina, a D. As demais estão nos alimentos e, no total, são 12 as consideradas necessárias ao ser humano.

Organismo sem vitamina é organismo falido, não funciona de forma adequada. Por isso, as vitaminas presentes nos alimentos naturais são fundamentais para a sobrevivência humana.

A grande maioria das pessoas com ingesta diária de frutas e verduras não precisa acrescentar nenhum tipo de vitaminas vendido nas farmácias.

Nenhum medicamento é inócuo e, pensando nos riscos, quanto menor for a quantidade de medicamentos usados (e isto inclui as vitaminas), melhor será para o nosso organismo.

Muitas vezes, profissionais da saúde, os mágicos da medicina, encontram em um fio de cabelo ou gota de sangue deficiência disto ou daquilo e indicam de modo indiscriminado o uso de uma avalanche de vitaminas desnecessariamente.

Nada disto vai parar um processo natural que acontece na ingestão de vitaminas dos alimentos ou brecar o envelhecimento, que é um processo absolutamente fisiológico e natural do organismo.

Por isto, fica aqui a sugestão para manter hábitos alimentares saudáveis além de atividade física regular, o que contribui para a absorção dessas vitaminas, sem abusar dos suplementos.