Dúvidas sobre a vitamina D?

Vitaminas são essenciais para a saúde, isto ninguém questiona. Entretanto, o mau uso também pode trazer repercussões nada saudáveis para o corpo.

Quase como uma moda, hoje, no consultório, sou frequentemente questionada sobre o uso de vitamina D. Aprendemos em Medicina que esta vitamina tem importância no cálcio dos ossos. Mas ela é muito mais que isso.

Além de participar do metabolismo do cálcio, essa vitamina é essencial para o funcionamento do sistema imunológico e ajuda a prevenir outras doenças, como hipertensão, diabetes, diversos tipos de tumor e doenças autoimunes (esclerose múltipla, lúpus, doença de Crohn e outras).

Na minha experiência, a maioria das pessoas vê as vitaminas como um suplemento energético, o que é muito errado porque leva à automedicação.

No caso em especial da vitamina D, cada pessoa pode produzir níveis normais desde que tenha contato com o sol regularmente. Sabe-se que 20 minutos de sol forte, sem protetor, faz o organismo produzir 10.000 a 15.000 unidades desta vitamina.

Portanto, se fizermos isso três vezes por semana já temos a quantidade necessária para nosso corpo funcionar normalmente. Isto tem que ser feito com cuidado porque também sabemos que o câncer de pele pode ser desencadeado pelo excesso de sol.

O melhor mesmo parece o equilíbrio. Vamos tomar sol moderadamente com todos os cuidados para proteger a pele. E peça ao seu médico para dosar no sangue os níveis desta vitamina. Este ajuste vai dar muito certo.