Doenças mais comuns em mulheres

Independente de questões genéticas ou fatores do dia a dia, existem doenças que atingem mais mulheres do que homens. Aqui, comento algumas das principais.

Disparado, o câncer de mama atinge milhares de mulheres. No Brasil, é a segunda causa de morte da mulher. Atualmente, a mamografia e ecografia, associadas, têm permitido o diagnóstico precoce e, tão logo todas as mulheres tenham acesso ao exame, certamente teremos mudanças nas estatísticas. A incidência no homem é muito baixa.

O HPV atinge oito em cada dez mulheres sexualmente ativas e responde pela principal causa do câncer de colo uterino. O homem, em geral, é portador transitório e assintomático. Lembrando sempre que o uso do preservativo masculino é o único fator seguro na prevenção da doença.
Na mulher adulta, já na fase do climatério, a osteoporose aparece mais frequentemente ligada a alguns hábitos de vida, como alimentação carente em cálcio e vitamina D, além do sedentarismo. Ainda neste grupo, temos o Alzheimer que afeta mais as mulheres.

Outras doenças ,como lúpus e esclerose múltipla, têm natureza autoimune e são pouco conhecidas da maioria da população. Estima-se que 90% dos casos são mulheres. Nestas, o mais complicado é que não há cura.

Por isto, cuide da sua saúde, procurando um médico regularmente!