Doença “de mulher”

A cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, pode atingir tanto homens como mulheres, mas é muito mais comum no sexo feminino. Isso devido a proximidade da uretra com a região anal no corpo da mulher. Esta distância é maior nos homens e quando associada a outros fatores como a diminuição do sistema imune pode haver infecção urinária e em alguns casos, uretrite e pielonefrite associadas.

As mulheres com vida sexual ativa são ainda mais propensas a desenvolver cistite devido ao uso de preservativo, espermicida, usar a ducha higiênica após a relação ou outras situações semelhantes, as quais alteram o pH da vagina facilitando a entrada dos microorganismos.

Alguns dos sintomas são: necessidade urgente de urinar com frequência e pouca eliminação de urina em cada micção; ardor durante a micção; dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre; febre e sangue na urina nos casos mais graves.

O tratamento das cistites infecciosas requer o uso de antibióticos ou quimioterápicos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina. Especialmente nas mulheres, as recidivas podem ser frequentes e mais graves, mas, se o tratamento for seguido à risca, a probabilidade de cura é grande. Por isso, é preciso tomar os medicamentos respeitando o tempo recomendado pelo médico mesmo que os sintomas tenham desaparecido com as primeiras doses.