Estar grávida pode representar o desejo da maioria das mulheres, entretanto, mesmo sendo um dos períodos mais bonitos e emocionantes da vida da mulher, elas podem ficar com medo e ansiosas com as novidades que a gestação representa ao corpo e à saúde delas. Por isso, aqui vão algumas dicas para quem está nesta fase:

continua após a publicidade

1. Pratique exercícios físicos durante a gravidez. Se a gestação está bem, a atividade física só fará bem, dando preferências para as atividades de baixo impacto. Atividades como yoga e pilates auxiliam no tratamento de dores musculares, principalmente na região lombar e no preparo do corpo para o parto.

2. Não coma “por dois”. O consumo exagerado de alimentos, principalmente os calóricos, costuma mesmo é levar ao sobrepeso ou à obesidade e estão diretamente relacionados a uma complicação grave na gravidez, que é o diabetes gestacional. É importante um bom acompanhamento nutricional. De preferência, se possível, consulte um nutricionista.

3. Não consuma álcool ou qualquer outro tipo de droga ou entorpecente. Antigamente, o álcool foi até usado como remédio contra parto prematuro, o que não encontra respaldo hoje. Não existe nem dose aceitável para sua utilização. Seu consumo deve ser evitado durante a gestação, em qualquer uma das fases. E, quanto a entorpecentes, não é preciso nem falar sobre os malefícios para sua saúde e do seu bebê, né?

continua após a publicidade

4. Pinte seus cabelos. Esqueça coisas que falam sobre tingir o cabelo. Grávidas podem sim usar tintura, tingir o cabelo. Antigamente, as tintas costumavam ser fabricadas com metais pesados (chumbo e mercúrio). Hoje, suas composições são isentas dessas substâncias, não havendo, portanto, prejuízo na sua utilização.

5. Não esqueça nunca que gravidez não é doença, então, continue trabalhando e produzindo como em qualquer fase da sua vida. Apenas procure adequar tudo ao seu novo momento de vida.

continua após a publicidade

Enfim, aproveite!