É natural que todo relacionamento esfrie, pelo menos um pouco, após os primeiros anos de convivência. Mas, existem formas de fazer o relacionamento sexual e a “famosa” libido se manterem ativos e conectados com o seu parceiro (a). Vão aí algumas dicas de consultório:

continua após a publicidade

1. Aquela velha conversa sempre ajuda. Falar significa a primeira manifestação no caminho para expressar e orientar o seu companheiro (a). Afinal, os hábitos mudam ao longo do tempo e o que era importante já pode não ser mais. Portanto, fale, mas fale muito e claro não esqueça de ouvir também.

2. Sempre arrume na sua agenda semanal um tempinho para o sexo. Claro, todos temos tarefas, trabalho e lá se foi mais uma semana. Preste atenção na sua vida sexual. O que não se exercita, perde a pratica. Por isso, tire um tempinhho para deixar o estresse de lado. Lembre que fazer amor relaxada reduz a possibilidade de sofrer dermatite e acne. O suor produzido limpa os poros e faz a pele ficar mais bonita.

3. Ao longo do tempo, pelas mudanças hormonais, a mulher demora um pouco mais para ficar excitada. Por isso, combine com seu companheiro(a)  de gastar um tempinho maior nas preliminares. Mais tempo beijando e mais carícias farão aquela diferença.  Além disse, um pênis aumentado numa vagina pequena e sem lubrificação certamente irá causar dor.

continua após a publicidade

4. Ler sobre sexo também ajuda. No mínimo, descobrimos que outras mulheres compartilham as mesmas dificuldades. Eu aconselho revistas, livros e até mesmo filmes, não necessariamente pornográficos, mas eróticos. Muitos têm feito um sucesso danado, mesmo variando nos tons de cinza.

5. Se você anda sem libido, busque ajuda. Existem muitas razões para a falta de libido, entre elas, o uso de medicamentos como antidepressivos e anti-hipertensivos, e também algumas patologias, tais como os distúrbios da tireoide. Devido à liberação de endorfinas, o orgasmo feminino é um poderoso analgésico, motivo pelo qual dor de cabeça é um pretexto ruim para não fazer sexo.

continua após a publicidade

6. A ciência já comprovou que sexo é um tratamento de beleza. A mulher, quando mantém relações sexuais, produz uma grande quantidade de estrogênio (hormônio feminino), o que a deixa mais exuberante.

Em conclusão, dê uma atenção para você e para sua vida sexual. Você será a principal beneficiada. Se ainda tiver dúvidas, não deixe de procurar seu médico.