Desmistificando o absorvente interno

Esta semana, questionada sobre o uso do absorvente interno, decidi tomar uma posição sobre o assunto. Na verdade, por falta de informação, muitas meninas, quando menstruam, deixam de ter algumas atividades porque acreditam que o uso do absorvente interno pode interferir até mesmo na integridade do hímen vaginal, ou seja, na virgindade, causando muita confusão durante o período menstrual.

Pois bem, vamos esclarecer! O absorvente que é aplicado dentro da vagina, sem dúvida, é uma opção discreta e que auxilia as mulheres a conviver com o período menstrual. E fiquem certas de que não oferece risco nenhum à virgindade ou integridade da membrana vaginal. Os absorventes internos não rompem o hímen ou tão pouco oferecem risco à integridade dele.

Num canal vaginal normal, que mede, em média, de 1,5 a 2,5 centímetros de diâmetro, o absorvente interno pode ser aplicado, principalmente pela elasticidade do canal vaginal. Por isso, os absorventes internos não são capazes de danificar a integridade do hímen, preservando, assim, a virgindade das meninas.

Mas lembrem: é necessário respeitar o período de quatro horas de aplicação do dispositivo intravaginal. A partir disto, os riscos de infecção vaginal e endometrial começam a aumentar. Por isto, use seu absorvente interno com cuidado e segurança!