Cuide bem da sua vagina

Conhecida também como genitália, ou genital interno, a vagina é o órgão feminino da cópula. Mas diferente do que muitos possam imaginar, ela tem função ativa no momento da reprodução.

Ácida, com nível de pH entre 2 e 4. Este é o principal indicador da saúde genital, determinando o equilíbrio dos micro-organismos que povoam o órgão, além de proteger as mulheres de algumas doenças.

Estendendo nosso raciocínio, esta mesma acidez que nos protege também pode ser fatal para os espermatozoides. Em princípio, o papel da acidez será “matar” o espermatozoide, e os que sobrevivem somente atingem o ponto da fecundação, o óvulo, depois de enfrentar uma outra barreira chamada muco cervical.

Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Harris Interactive mostrou que apenas metade das mulheres entrevistadas se dizia íntima do seu órgão genital e somente 14% delas relataram manipular a região e/ou falar sobre o assunto sem constrangimentos.

Por isso, sem nenhum exagero, não conhecer sua vagina seria como não conhecer a cor dos nossos olhos ou qual a aparência dos nossos dentes. A diferença é que a vagina está bem escondidinha pelas nossas roupas e pelos nossos tabus.

Hoje, mulheres que conseguem lidar melhor com seu genital já experimentam os benefícios dos tratamentos estéticos. Existem cirurgias ginecológicas que, em geral, atuam mais nos pequenos lábios (para elas, não tão pequenos).

Já a Dermatologia e a Cosmetologia trazem substâncias para tratar aquelas manchas escuras indesejáveis que surgem pelo atrito da roupa ou mesmo pela variação hormonal. O mercado está cheio deles.

Portanto, fonte de prazer e imprescindível na condição reprodutiva, sua vagina merece ser bem tratada. E se você ainda tem dúvidas, converse com seu médico.