Quem ama cuida, certo? Então, que tal dedicar um tempo para isso? Dar atenção à alimentação, exercitar-se, divertir-se e sentir-se mais bonita são algumas atitudes que fortalecem a autoestima. E cuidar da região íntima também faz parte desse processo. Você se sente mais confortável, segura e protegida.

continua após a publicidade

O primeiro passo é se conhecer e respeitar o organismo, afinal, a região íntima saudável tem características que a mantêm protegida da proliferação de germes ruins. Alguns fatores como roupas justas e/ou sintéticas, suor, abafamento e higiene inadequada podem atrapalhar o seu equilíbrio.

Na verdade, o início dos cuidados está sempre na maneira como a mulher se relaciona com seu corpo. Muitas vezes, fruto da educação repressiva, é normal ela ter dificuldade na higienização íntima. Mas é sempre importante manter o genital bem higienizado e seco.

Isto depende também das roupas usadas. Quanto mais folgadas, mais a região fica ventilada, mantendo o equilíbrio do pH ácido normal da vagina. Um bom conselho é usar calcinha de algodão e, se possível, dormir sem ela. Além disso, opte por produtos hipoalergênicos, com pH ácido e testados especificamente para essa região.

continua após a publicidade

Durante a menstruação, é aconselhável realizar a higiene duas ou mais vezes ao dia. Trocar o absorvente frequentemente, no máximo a cada quatro horas, e preferir as versões sem perfumes ou aditivos.

Com relação à depilação, existe muita controvérsia. Uma linha médica entende que a depilação total do genital pode representar risco da mudança da flora que habita a vagina e induzir a riscos aumentados de infecção. O ideal sempre é manter o bom senso. Na experiência do consultório, pelos bem aparados, porém ainda presentes, têm mostrado facilitar o equilíbrio tão necessário para evitar corrimentos e/ou vaginites.

continua após a publicidade

Os fluídos do corpo feminino nem sempre são sinais de que algo não vai bem. As secreções naturais proporcionam lubrificação, limpeza, e mantêm a acidez necessária à prevenção de infecções. Entretanto, a presença de umidade excessiva, com cheiro e cor diferentes, representa sinais de infecção vaginal. Essas infecções são geralmente associadas a desconfortos na relação sexual. Evite este desconforto, visite seu médico ginecologista regularmente