Cuidado com o câncer de vulva

O câncer de vulva é um tipo de câncer que ocorre na superfície externa dos órgãos genitais femininos. A vulva é a área de pele que rodeia a uretra e a vagina, incluindo o clitóris e lábios.

Raro e agressivo, o câncer de vulva atinge, em média, uma mulher a cada 100 mil. No Brasil, a cidade com maior incidência da doença é Recife, com 5,6 casos para 100 mil mulheres.

Embora a causa exata do câncer de vulva não seja ainda totalmente conhecida, alguns fatores parecem aumentar o risco da doença, tais como falta de cuidado com a higiene íntima, idade avançada, cigarro, álcool, infecções vulvares de repetição e o HPV (papiloma vírus), que veio trazer à doença uma importante mudança. O que significa ainda que mulheres mais velhas constituem o grupo mais atingido, mas o número de mulheres mais jovens têm crescido de modo acelerado.

Outro fator que aumenta a gravidade deste câncer é a demora do início do tratamento, que aumenta as chances de o tumor voltar ou se espalhar para outros órgãos – 43,71% das pacientes têm reincidência e, dessas, 70% acabam morrendo.

O tratamento, como em qualquer outro tumor maligno, é bastante agressivo e inclui quimioterapia e cirurgia. Por isso, fique atenta a todos os sinais e sintomas no seu corpo e mantenha atualizada sua visita ao ginecologista.