Correr, correr, correr…

Temos falado sempre aqui dos benefícios da atividade física para a saúde da mulher. Mas, para atingir um bom resultado com a prática de exercícios físicos, é necessário descobrir com qual atividade física temos mais afinidade e facilidade.

Temos observado que, atualmente, um número crescente de mulheres vem descobrindo na corrida de rua o prazer e os bons resultados para o corpo.

Além de ser a atividade física mais democrática e de baixo custo, a corrida desenvolve a concentração e a autoestima. Democrática porque qual o impedimento que temos para ir correr nas ruas e parques da nossa cidade? E de baixo custo porque precisamos somente de um par de tênis e uma bermuda ou shorts confortável. E nada disto precisa ser caro ou de marca.

É importante também lembrar que a mulher pode desenvolver a atividade considerando os períodos do seu ciclo menstrual.

Ora, todas, algum dia, já mencionaram que uma tal de TPM atrapalha sua vida pessoal e, muitas vezes, a profissional também. Pois bem, trate, então, de desenvolver treinos ou corridas mais fortes no período pós-menstrual, deixando para a fase pré-menstrual um treino mais leve, mas sem nunca deixar de realiza-lo.

Muitas meninas iniciam a atividade porque querem perder ou manter peso. Mas logo descobrem o que chamamos de endorfina, hormônio liberado pelas glândulas suprarrenais, que, uma vez circulando no sangue, confere aquele prazer e relaxamento que nem mesmo as melhores idas ao shopping conseguem proporcionar.

Outra coisa importante é que o corpo vai se habituando devagar aos treinos e cada vez mais você vai querer desempenhar melhor, então, teremos mais uma atleta competitiva.
Jenny White, médica e investigadora do grupo de saúde mamária da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), estudou o impacto do exercício físico nos seios das mulheres e deixa um alerta. Mulheres que correm com o sutiã inadequado podem ter um efeito “indesejado”, visto que, durante a corrida, as mamas têm movimento vertical, lateral e de frente para trás o que significa dizer que um top bem justinho, mas que não aperte muito, é o mais indicado na corrida, independente do tamanho dos seios.

Lembrando também que a corrida diminui em até 20% o risco de câncer de mama.
E então, não vale a pena tentar uma corridinha?