Tem gestante que sente exatamente quando a hora em dar à luz está chegando. Mas, a maioria confunde bastante o estágio inicial do trabalho de parto com outros sintomas como gases, azia, dor lombar, indigestão ou diarreia.

continua após a publicidade

O trabalho de parto ocorre, gradualmente, podendo levar horas e até dias, até que a gestante perceba que as sensações fazem parte do início do nascimento do bebê. Na primeira gestação, pode chegar a 16 horas e na segunda esse tempo pode cair um pouco.

À medida que o parto se aproxima, o corpo da gestante sofre mudanças e, uma delas, é a eliminação do tampão mucoso pela vagina. É uma secreção gelatinosa branca que pode ter um pouco de sangue e ficar avermelhada ou marrom. O tampão mucoso está associado ao afinamento do colo do útero e início da dilatação. Isso pode ocorrer dias antes das contrações começarem.

As contrações também são bem marcantes. À medida em que o parto se aproxima, vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. A melhor maneira de se certificar que essas contrações sinalizam o início do trabalho de parto e, não alarme falso, é cronometrá-las. A gestante deve ir ao hospital quando as contrações durarem 30 segundos ou mais, com cinco minutos de intervalo entre elas por pelo menos uma hora.

continua após a publicidade