Como evitar enjoo na gravidez

Os enjoos costumam ser os primeiros sinais de que uma mulher está grávida e muitas vezes são eles que levam elas a fazer o teste e descobrir a gestação. O problema afeta a maioria das mães durante os três primeiros meses da gestação. Eles podem acontecer a qualquer hora do dia. Em alguns casos, o sintoma é tão intenso que as gestantes chegam a perder peso e a precisar de alimentação reforçada com soro, por exemplo.

Suas causas ainda não foram bem definidas pelos médicos. O que se sabe é que o hormônio progesterona desacelera os movimentos gastrointestinais, de modo que a comida permanece no estômago por mais tempo e se move lentamente pelo sistema digestório materno. O hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) também exerce algum papel, pois as gestações com altos níveis de hCG, como a de gêmeos, provocam muito enjoo. Mas não existe relação consistente entre dado nível de hCG e enjoo.

Existem alguns truques para evitar esse desconforto. Um deles é não deixar o estômago vazio por muito tempo. Os enjoos podem melhorar se você insistir e comer pequenas porções de carboidratos leves ao longo do dia, como macarrão e arroz sem temperos fortes, batata cozida e bolacha de água e sal.

Outra dica bacana é tomar café da manhã antes mesmo de escovar os dentes. Isso porque a grávida geralmente acorda com enjoos fortes e isso tem a ver com o grande tempo em jejum. Se escovar o dente antes de comer, a água fria tende a aumentar o enjoo.

Outra dica é comer várias vezes por dia em poucas quantidades. Comer uma fruta no intervalo das refeições ajuda a amenizar o mal-estar. A gestante também deve evitar alimentos pesados, como fritura, ou os muito temperados e de difícil digestão.

Confira as melhores frutas para você comer entre as refeições:

Frutas indicadas: abacaxi, kiwi, laranja, limão e água-de-coco.

Frutas contraindicadas: banana, manga, abacate, fruta-do-conde, graviola e pêssego.

No mais é só ter pensamento positivo, gestante. Esse período vai passar.

Ficou com dúvida?

Mande email para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br