Como evitar a cistite

Infelizmente, a cistite – ou infecção urinária – é um incômodo que provavelmente vai aparecer na vida de quase todas as mulheres. Segundo estatísticas, uma em cada quatro deve sofrer de cistite em algum momento. O sintoma é bem característico: muita vontade de fazer xixi, e, na hora, a urina quase não sai e ainda dói.

Em 90% dos casos, a infecção é causada por bactérias. A mais comum – em quase 75% das vezes – é provocada pela Escherichia coli, freqentadora assídua da flora intestinal e muito importante para a digestão. Quando cai no aparelho urinário, entretanto, a bactéria pode causar infecção.

Uma das situações mais comuns é quando essa bactéria migra para a vagina na hora do sexo ou mesmo em caso de descuido com a higiene depois de ir ao banheiro. Neste caso, o certo, para evitar a cistite, é fazer limpeza da frente para trás após evacuar.

Outros fatores que aumentam as chances de desenvolver uma infecção dessas são alterações hormonais, período pós-parto ou até deficiências nos níveis de estrogênio, o hormônio sexual feminino.

Portanto, fique de olho na sua saúde e, em caso de perceber alguns dos sintomas, procure seu médico.