Diabetes é uma doença que afeta milhões de homens e mulheres e embora não seja exclusivamente uma doença das mulheres, diabetes afeta as mulheres de forma diferente dos homens.

continua após a publicidade

A boa notícia é que saber como isso pode afetar sua saúde e bem-estar pode ajudá-lo a gerenciar melhor ou mesmo prevenir possíveis complicações. Abaixo estão algumas coisas que as mulheres com diabetes deve saber.

A doença cardíaca é a causa mais comum de morte de mulheres com diabetes. O risco de uma mulher para a doença cardíaca salta significativamente se ela tem diabetes: é cerca de seis vezes maior do que para as mulheres que não são diabéticas.

Ser do sexo feminino e ter diabetes determina maior risco de depressão. As mulheres também sofrem de depressão duas vezes mais frequentemente que homens.

continua após a publicidade

A identificação e o tratamento da depressão é muito importante. A depressão pode interferir muito na saúde da mulher e sua qualidade de vida, além de afetar o sono, os hábitos alimentares, e a participação em atividades prazerosas. Medicação, aconselhamento ou outras opções de tratamento podem ajudar.
Alguns estudos sugerem que mulheres com diabetes são mais propensas a desenvolver um transtorno alimentar, como a compulsão alimentar ou bulimia. Os transtornos alimentares são graves, especialmente entre as mulheres com diabetes. Os transtornos alimentares também podem ser fatais e devem sempre ser levados a sério.

E finalmente, muitas mulheres com diabetes experimentam problemas hormonais e sexuais. Os problemas sexuais podem incluir a diminuição do interesse em sexo devido à depressão ou fadiga, bem como as relações sexuais dolorosas devido à secura vaginal..

continua após a publicidade

Se você está tendo problemas sexuais ou hormonais, não tenha medo de procurar ajuda. O seu médico irá trabalhar para tratar a causa do problema de redução de oscilações de açúcar no sangue, modificando medicamentos para tratar a depressão clínica que pode estar afetando seu performance sexual.