Nem bonito, elegante, chamoso ou saudável. Cigarro não tem jeito. Ninguém me convence que fumar traz alguma coisa de bom pra mulher. O hábito tem se tornado uma mania de mulher.

continua após a publicidade

Claro, o cigarro pode prejudicar qualquer um, homens e mulheres. E se você ainda não decidiu deixar de fumar aqui estão algumas razões para desistir agora isto porque alguns dos efeitos mais nocivos do tabagismo, estão reservadas apenas para as mulheres.

Um estudo dinamarquês, constatou que as mulheres na pré-menopausa que fumam são seis vezes mais propensas a desenvolver câncer retal e de colo. Alem disso, as fumantes enfrentam sintomas pré-menstruais mais graves e têm um aumento de 50 por cento em cólicas com duração de dois ou mais dias.

O pior de tudo mesmo fica por conta da questão gestacional, e tudo se explica porque a nicotina interfere com a função da trompa de Falópio (aquela que leva o folículo fecundado ) e pode dificultar o ovo fertilizado de migrar normalmente para dentro do útero, causando gravidez ectópica ou tubária – condições potencialmente fatais para a mulher.

continua após a publicidade

Durante a gravidez, tudo ainda piora, visto que o monóxido de carbono tem maior afinidade pelo tecido fetal quando comparado com os tecidos adultos. Quando a nicotina atravessa a placenta ele acelera o ritmo cardíaco do bebê aumentando o risco de abortamento e descolamento prematuro de placenta.

E na parte estética, você provavelmente já percebeu que as fumantes desenvolvem rugas mais cedo do que os não-fumantes.

continua após a publicidade

O que muitas vezes passa despercebido é que fumar acelera a menopausa por um a dois anos. A nicotina interfere com o fornecimento de sangue para o ovário, e se você diminuir o suprimento de sangue para qualquer órgão, você diminui a sua função. O estrogênio, que é produzido nos ovários, diminui o que poderia levar portanto a menopausa precoce.

Sem falar na redução significativa da densidade mineral óssea, causando a preocupante osteoporose precoce. Uma mulher que fuma é duas a seis vezes mais propensa a ter um ataque cardíaco de acordo com o National Institutes of Health. Um a quatro cigarros por dia é suficiente para duplicar o seu risco de doença cardíaca e por isso mulheres fumantes têm duas vezes mais probabilidade de ter um ataque cardíaco depois de 65 anos.
E então, vamos repensar o hábito?