Difícil encontrar uma mulher quem nunca tenha feito uso de absorvente interno. E é consenso também que ele facilita a vida da mulher durante a fase menstrual. Entretanto o uso abusivo ou errado pode causar sérios problemas para a saúde delas. Como aconteceu para a modelo Lauren Wasser, de 26 anos, que recentemente viveu um pesadelo chamado “síndrome do choque tóxico” .Ela perdeu a perna direita e quase a vida pela infecção.

continua após a publicidade

Esta síndrome só ocorre quando a quantidade de toxina produzida pela bactéria staphylococus aureus aumenta muito acima do tolerado pelo nosso corpo. Para entendermos melhor, esta bactéria nem sempre causa problema, na verdade ela habita nossa pele e nossa vagina sem causar nada de ruim. Mas se a bactéria aumentada em número acaba produzindo uma substância tóxica que pode levar a mulher até a morte.

Daí entra o absorvente interno como instrumento da doença. Na verdade o uso prolongado por mais de 8 horas faz com que a bactéria encontre no excesso de sangue acumulado na vagina, um meio ambiente favorável para crescer e multiplicar suas colônias. Este será definitivamente o fator principal mas inclua aqui um pouco de descuido com a higiene e a toxicidade muitas vezes encontrada no material sintético dos absorventes.

Os sintomas principais seriam: febre alta, dor abdominal e pélvica, vômitos, náuseas, mal-estar geral , diarreia, dores musculares e até mesmo desmaios.

continua após a publicidade

A síndrome é pouco comum com os absorventes externos, mas também pode acontecer.

Por isto, troque regularmente o seu absorvente durante o fluxo menstrual. Não ultrapasse as 4 horas recomendadas. E se por acaso sentir algum destes sintomas durante a menstruação, procure imediatamente seu médico.

continua após a publicidade