Nada raro, o aumento dos pelos, conhecido como hirsutismo, costuma incomodar as mulheres, principalmente durante a fase reprodutiva e após a menopausa. É caracterizado pelo crescimento excessivo em lugares como buço, ao redor dos mamilos, entre os seios, nos glúteos e nas coxas.

continua após a publicidade

Todas essas regiões anatômicas são características de distribuição masculina dos pelos e, por isso, causam um enorme desconforto para as mulheres.

É importante ficar de olho no surgimento destes pelos, que geralmente vem associado à irregularidade menstrual, alterações hormonais, acne, infertilidade e seborreia.

Muitos casos não têm causa definida e são ligados a características genéticas ou familiares. Mas o aumento do número e da espessura dos pelos também pode ser causado por uso de medicamentos e problemas glandulares.

continua após a publicidade

Falando em glândula, os ovários e a suprarrenal representam, na sua desregulação, a causa mais provável de hirsutismo. Nas mulheres, uma conhecida síndrome chamada de policistose (múltiplos cistos) ovariana responde por mais de 50 % dos casos.

Por isto, quando você perceber o aparecimento de mais pelos, está na hora de realizar uma investigação hormonal. A partir daí, o seu médico irá planejar todos os seguintes passos do tratamento.

continua após a publicidade